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A SaferNet oferece curso gratuito on-line para educadores.

O curso de formação a distância sobre uso seguro, responsável e consciente da Internet "Educando para boas escolhas on-line" foi idealizado pela SaferNet Brasil, com o apoio do Google.org, para facilitar e ampliar a incorporação da temática nas salas de aula e nos Projetos Pedagógicos.

Selecionamos e criamos um conjunto de materiais para educadores e profissionais de educação, em sintonia com: Marco Civil da Internet; Base Nacional Comum Curricular; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • Carga horária:

    São seis módulos de 10 horas, totalizando 60 horas de curso.

  • Metodologia:

    Gratuito! Totalmente a distância e autoinstrucional, sem tutoria.

  • A quem se destina?

    Oferecemos este curso a distância para educadores, orientadores e gestores educacionais como formação para o uso crítico e cidadão das tecnologias, dentro e fora da escola.

  • Materiais oferecidos:

    Elaborado cuidadosamente, o curso irá proporcionar conhecimento por meio de aplicação de conceitos aprofundados e outros materiais, tais como: vídeos, jogos, notícias, avaliações e leituras que auxiliarão os educadores a planejar e estruturar aulas dinâmicas, afim de estimular o interesse dos alunos.


  • Distribuição dos módulos:

    Clique nos módulos para ver os conteúdos.
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    1. Direitos e deveres on-line

    2. Contextualização do uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Dimensão pública da Internet e diretrizes da educação para uso crítico das tecnologias.

      1.1 - Nativos ou ativos digitais?

      1.2 - Educadores conectados ao mundo digital

      1.3 - A internet como ambiente público

      1.4 - Se a internet não é terra sem lei, quais leis valem?

      1.5 - Uso seguro da internet como tema transversal

    3. Cyberbullying

    4. Definição do cyberbullying e exemplos de manifestação. Leis e recursos pedagógicos que ajudam na prevenção e no enfrentamento dos casos.

      2.1 - O que é cyberbullying? Atores e sinais

      2.2 - Dados sobre cyberbullying no Brasil

      2.3 - Aspectos legais e consequências jurídicas

      2.4 - Qual o papel das escolas?

      2.5 - Ações com alunos e famílias

      2.6 - Como notificar e denunciar casos concretos?

    5. Sexualidade on-line

    6. Definições e dados sobre sexting, nudes, exposição íntima sem consentimento e violência sexual on-line. Leis e recursos pedagógicos que ajudam na prevenção e no enfrentamento dos casos.

      3.1 - Sexting, nudes e pornografia de vingança

      3.2 - Expressões das sexualidades na internet

      3.3 - Aspectos legais e consequências jurídicas

      3.4 - Estratégias de prevenção

      3.5 - O que fazer em caso de vazamento de conteúdos íntimos?

    7. Segurança digital

    8. Orientações para proteção de contas e dispositivos, prevenção e fraudes e golpes on-line. Discussão sobre reputação digital e notícias falsas.

      4.1 - Proteção de aparelhos e contas

      4.2 - Reputação digital

      4.3 - Busca segura e checagem de notícias

      4.4 - Golpes e fraudes

      4.5 - Educar para boas escolhas on-line

    9. Bem-estar e saúde mental na internet

    10. Como equilibrar o uso da Internet para que seja mais saudável e positivo, especialmente com relação ao bem-estar e nossa saúde mental.

      5.1 - Bem-estar na educação digital e na BNCC

      5.2 - Saúde mental na infância e na adolescência

      5.3 - Suicídio, autolesão e desafios perigosos

      5.4 - Rotinas saudáveis de uso das telas

    11. Desinformação

    12. Definição de desordem informacional, leitura crítica de informações, ferramentas de checagem de fatos, análise de viés e uso crítico das mídias no contexto da escola.

      6.1 - Desordem informacional

      6.2 - Panorama da Educação midiática no Brasil

      6.3 - Checagem de Fatos na sala de aula

      6.4 - Soluções tecnológicas e dicas práticas

    Processo de inscrição:

    Este curso é oferecido a partir de parceria entre a Safernet Brasil e outras instituições e segue um regulamento. Você pode verificar as turmas abertas no mapa abaixo ou acessando o site de inscrições, onde também é possível solicitar uma nova turma.

    Carregando turmas...


    Professores e idealizadores do curso

    EQUIPE SAFERNET

    Juliana Cunha

    Psicóloga, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Associação Científica Campo Psicanalítico. Tem 15 anos de experiência em clínica com crianças e adolescentes e em docência no Ensino Superior, foi professora do Instituto de Psicologia da UFBA e da Universidade Salvador. Na SaferNet Brasil, é diretora de projetos especiais, com foco em empoderamento e segurança de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. É responsável pelo HelpLine.

    Rodrigo Nejm

    Psicólogo, doutor em Psicologia Social com estágio doutoral na Universidade de Paris V e na EHESS, mestre em gestão e desenvolvimento social pelo CIAGS/UFBA. Pesquisador na área de interações sociais nos ambientes digitais na Pós-graduação em Psicologia da UFBA, membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias e Sociedade (GITS/UFBA) e membro do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br/NIC.br. Na SaferNet é diretor de educação e coordena ações de promoção do uso crítico e responsável da Internet.

    Thiago Tavares

    Fundador e presidente da SaferNet Brasil, onde coordena a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. É professor da pós-graduação em ciências criminais da Universidade Católica na Bahia e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), onde coordena a Câmara de Segurança e Direitos, e membro titular do conselho consultivo sobre Internet e Eleições do TSE. Nos últimos 15 anos já realizou mais de 200 palestras e conferências internacionais sobre Segurança, Internet e Direitos Humanos em 30 países.

    CONVIDADOS

    Daniel Spritzer

    Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psiquiatra da Infância e da Adolescência pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). Mestre e Doutorando em Psiquiatria pela UFRGS. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT). Membro da diretoria da International Society for the Study of Behavioral Addictions (ISSBA). Professor da disciplina de Uso Problemático de Tecnologia do Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).

    Karen Scavacini

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Mestre em Saúde Pública pelo Instituto Karolinska (Suécia) na área de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde Mental, Prevenção e Posvenção do Suicídio. Idealizadora, cofundadora, coordenadora e responsável técnica do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Representante da International Association for Suicide Prevention no Brasil, membro da Diretoria científica da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) do conselho científico do Centro de Valorização da Vida.

    Priscila Schreiner

    Procuradora da república, membro do Grupo de Apoio ao Combate aos Crimes Cibernéticos da 2ª CCR do Ministério Público Federal (MPF). Formada em Direito pela USP. Procuradora da República desde 1999. Trabalhou nas Procuradorias da República de São Paulo e Rio de Janeiro, com atuação nas áreas criminal e de tutela coletiva. Faz parte do grupo de prevenção e combate a crimes de ódio e pornografia infantil pela internet.

    EQUIPE TÉCNICA

    COORDENAÇÃO DO CURSO

    Rodrigo Nejm

    Diretor de Educação SaferNet

    REVISÃO

    Bianca Orrico

    Psicóloga pela Universidade Salvador (UNIFACS), mestre em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Atuou no Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Governo Federal, tendo experiência no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Na SaferNet Brasil atua na equipe do canal de ajuda e na área de educação, desenvolvendo materiais pedagógicos e palestras de conscientização sobre uso cidadão da Internet.

    Margarita Abella Hernandez

    Especialista em educação ao usuários em segurança online. Margarita é colombiana e há três anos mora no Brasil trabalhando para a equipa de Segurança e Confiança da Google. Lidera projetos na América Latina para ensinar aos usuários a importância de estar seguro online e a responsabilidade da cidadania digital no mundo de hoje. A sua maior paixão é usar os seus conhecimentos para trazer mensagens que tenham impacto na vida de outras pessoas. É por isso que trabalhou como porta-voz do Google em diferentes meios de comunicação social para questões de segurança online e realizou formações sobre o mesmo tema para diferentes audiências em toda a América Latina.

    Viviane Rozolen

    Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela mesma instituição e pós-graduada em Comunicação, Marketing e TI pela FIA. No Google Brasil já atuou nas áreas de publicidade, comunicação interna e relações públicas da empresa e integrou a equipe de Trust & Safety da América Latina.

    DESENVOLVIMENTO TI

    Caio Almeida

    Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas áreas de computação visual, visualização da informação, desenvolvimento web e de software livre. Trabalha com Moodle desde 2007.

    Realização:

    Apoio: